Psicologia

A Psicologia é uma área das ciências humanas ou da saúde que ficou e ainda é muita conhecida pelo seu fundador: o psicólogo e psicanalista Sigmund Schlomo Freud (1856-1939). Freud era um médico europeu, neurologista e neuropatologista, estudava principalmente doenças paralíticas, tendo mais tarde interesse nos assuntos de doenças caracterizadas como histeria. Através dos seus estudos e experiência acadêmica ele percebeu que algumas doenças não poderiam ser tratadas somente por meio de remédios, cirurgias ou outros tipos de tratamentos. Depois de muito observar e aprender ele conseguiu desenvolver uma teoria que curasse esses pacientes até então intratáveis por meio da fala.

 

Pode parecer mais óbvio hoje do que antigamente que falar sobre sentimentos, medos, traumas e angústias, possa nos propiciar bem-estar, autoconhecimento e consequentemente uma vida mais saudável. Mas na época de Freud não era bem assim, a sociedade vivia num tempo de repressão sexual e dos desejos libidinais, inclusive os das mulheres, sendo elas maioria no diagnóstico de histeria.

 

Com o passar dos anos outros profissionais, médicos e não médicos foram se aperfeiçoando na teoria freudiana e posteriormente criando outras teorias similares ou paralelas e ampliando o conhecimento sobre essa ciência. Hoje a psicologia é constituída por diversas abordagens ou seja, a Psicologia não trabalha somente à luz da teoria Psicanalítica, mas por várias outras teorias com o mesmo propósito: curar doenças originadas pela experiência de vida de cada um, as doenças emocionais e também doenças de origem fisiológicas que têm enorme impacto no desenvolvimento da personalidade e da vida humana.

 

A Psicologia tem como seu principal objetivo: acolher, tratar, curar, estimular, desenvolver e orientar as pessoas diante de um problema que esteja causando impacto significativo na vida, impedindo ou dificultando que ela seja mais assertiva e se sinta mais saudável sobre como se relaciona, como pensa e senti suas emoções e sentimentos.

Psicoterapia

A psicoterapia é um processo em que você passa a se conhecer mais por meio de outra pessoa, uma pessoa qualificada para te ouvir, compreender, analisar e identificar padrões emocionais e de comportamentos. Com base em conhecimento e estudos científicos o psicoterapeuta poderá te ajudar a perceber suas tendências comportamentais e proporcionar um espaço terapêutico para que você possa se escutar, se perceber e se avaliar de maneira saudável. O Psicólogo nesse processo tem a função de uma ferramenta humana para facilitar essa descoberta.

A psicoterapia pode ser muita vezes a primeira oportunidade ou experiência de você compartilhar uma história ou um sentimento muito íntimo com alguém se ser pré-julgado por isso.  Nessa relação de profissional e paciente é possível construir um vínculo de confiança, de troca, de aprendizado e autoconhecimento.

Psicóloga Márcia Regina Nogueira
© 2020

Rua Augusta, 2709 - Cerqueira César - São Paulo/SP

Cel e Whatsapp: (11) 96953-4852